Dr. Sigmundo e sua turma

    Sem natureza

    15/08/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Primeira capital brasileira a incentivar a reciclagem e contar com coleta seletiva de lixo, em 1989, Curitiba inova mais uma vez e propõe, agora, a redução dos resíduos gerados. Outra novidade é o envolvimento dos municípios da região metropolitana nesta campanha. “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte” é o slogan do terapeuta Dr. Sigmundo, personagem criado para incentivar a redução do lixo. Personificando o planeta Terra, de forma lúdica e bem humorada, o Dr. Sigmundo provoca a reflexão de produtos orgânicos e materiais recicláveis em busca de saída para seus “conflitos”: consumo irrefletido, descarte inadequado e pressão sobre os recursos do planeta. Para a população como um todo, a campanha faz uso de vídeos publicitários, peças para mídia impressa, mobiliário urbano, busdoor e caminhões de coleta. Públicos específicos, como alunos da rede municipal de ensino e crianças em geral, recebem ações educativas direcionadas, com a participação dos personagens da campanha.

    O que motivou a iniciativa

    A iniciativa foi motivada pela necessidade de mudança de hábito da população. Mesmo sendo fortemente recomendável, a reciclagem não é a solução mágica para a destinação de resíduos sólidos. É preciso gerar menos resíduos, mesmo os recicláveis, e isto exige repensar o consumo.

    Principais resultados

    Lançada em abril de 2014, já no primeiro mês de veiculação a campanha foi bem avaliada pela população. Foi considerada útil por 79% das pessoas que a viram, recebendo nota 10 de 32% delas. 87% dos que viram a campanha, principalmente na televisão, se disseram dispostos a seguir os conselhos do Dr. Sigmundo e reduzir a quantidade de lixo produzido em casa. Mesmo sendo esta uma campanha de médio e longo prazo, os dados sobre coleta domiciliar mensurados pelo Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, refletem sua influência. Ainda que a análise da geração de resíduos seja bastante complexa, dado o número de variáveis envolvido, como o fato de a cidade ter sido uma das sedes da copa do mundo, maio ter data comercialmente expressiva, variações sazonais e do poder aquisitivo da população, entre outras, os indicadores analisados revelam tendência de queda na geração de resíduos. A redução do material coletado, considerando o mês de julho (o último avaliado nesta análise e que representa maior consolidação da campanha) em relação ao mês de abril (início da campanha), foi de 3,9% para a fração reciclável e de 10% para a fração orgânica.

    Desafios Enfretados

    A principal intenção da campanha é incentivar os cidadãos a reduzirem a quantidade individual de lixo gerado, o que significa conscientizar um país emergente da hora da compra. O grande desafio é estimular a consciência ambiental dos que sempre estiveram excluídos do consumo e que enfrentam, agora, uma limitação que não é mais econômica, mas de sustentabilidade.

    Lições aprendidas

    Estabelecer diálogo e políticas públicas intermunicipais é possível e altamente recomendável. O desafio das regiões metropolitanas, principalmente em se tratando de questões ambientais, só pode ser superado pela colaboração.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Prefeitura Municipal de Curitiba
    CNPJ
    76417005000186
    Endereço
    Palácio 29 de Março, Avenida Cândido de Abreu, 817, bairro Centro Cívico, CEP: 80.530-908, Curitiba-PR
    Equipe Técnica
    Marcia Lapa Frasson, Rosana Campanholo, Carl F. W. Litzendorf Netto

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Público em Geral

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